Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2016

MUSEU DA IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO



“Não se preocupe quando não for reconhecido, mas se esforce para ser digno de reconhecimento”. Abraham Lincoln (1809-1865)

   Hoje recebi a edição ano LVI, nº 736, março de 2016, do órgão oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, o periódico jornal BRASIL PRESBITERIANO, onde em sua página de nº 9, o Rev. Marcone Bezerra Carvalho, Ministro Presbiteriano, e meu colega Historiador, com muita maestria escreveu sobre o MUSEU da IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Confessei a ele que fiquei surpreso e emocionado, pois ele de forma sintética e objetiva conseguiu descrever todo trabalho realizado pelo Museu e pelo Centro de Documentação – CENDOC. Não deixe de ler a matéria. Rev. Marcone, muito obrigado. Que nossas igrejas se preocupem, conservem, invistam, divulguem e tornem acessíveis os seus arquivos.

Minha trajetória no Museu começou quando fui nomeado a fazer parte da, na época chamada ”Comissão do Museu”, isso era o ano de 2000 ou antes um pouco. No CENDOC fui Coordenador desde 2006 até 2016.

Fui Diretor do Museu da Igreja do Rio de 2009 até 01/03/2016 – quando fui demitido – não poderia deixar de escrever um pouquinho sobre ele, o Museu, e principalmente registrar o meu sincero agradecimento, um póstumo, aqueles que estiveram ao meu lado diretamente. Ao Presb. Edson Gueiros Leitão (1925-2010), que pouco antes de falecer disse a sua esposa (Gilda Simon Leitão): “Agora eu fico tranquilo, pois o Nelson era a pessoa própria para assumir essa função de Diretor do Museu.” Meu agradecimento as Museólogas Elizabeth de Souza Cardoso Affonso, Daniele França Sampaio Cunha e Daniela Matera do Monte Lins Gomes. A Historiadora Regina Helena dos Santos Timbó. A Jornalista Grace Elizabeth de Oliveira Cruz. Aos meus amigos Rev. Cid Pereira Caldas, Fábio Farias Gomes e Lucas Heler. Todos engajados nesse projeto de preservação da memória da história da PRIMEIRA Igreja Presbiteriana do Brasil. Eu aprendi muito com vocês e agradeço mais uma vez aqui publicamente todo carinho que vocês tiveram comigo. O que sei hoje agradeço a vocês. E peço a Deus que abençoe todos a todos.

Segue uma pequena síntese da trajetória do Museu.

Museu da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
História Viva do Presbiterianismo – Rev. Amantino Adorno Vassão

Os museus ocupam no mundo contemporâneo um lugar de notável centralidade. Trata-se de um fenômeno mundial. É possível supor que uma sociedade se revele através dos seus museus. Neste sentido, estas instituições poderiam ser consideradas microcosmos sociais. O conhecimento desses universos, portanto, reveste-se de grande importância científica, social, cultural e econômica.

Preocupada com a preservação da memória da Igreja, o Conselho da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, sob o pastorado do Rev. Guilhermino Cunha, designa uma comissão denominada “Comissão de História Viva do Presbiterianismo” composta pelos irmãos Diác. José Carneiro de Oliveira, Museóloga Sigrid de Barros, Prof. Alair Carneiro, Presb. Joaquim Coelho Marques e Prof.ª Ruth Faria. Esse grupo desejoso de preservar a história de nossa Igreja inicia os trabalhos em 25/02/1981.



Um grande trabalho de pesquisa e de resgate histórico foi iniciado culminando com a abertura da 1ª mostra do acervo em 10/01/1982 cuja temática girou em torno do mobiliário antigo da Igreja, utensílios de Santa Ceia e batismo que foram utilizados no passado.

Não tendo um local fixo para a guarda e exposições do acervo o Conselho da Igreja resolve destinar uma Sala no subsolo do Templo para que pudesse servir de local de guarda do acervo e futuras exposições. Nesse sentido em 13/12/1987. Foi inaugurado o Museu História Viva do Presbiterianismo.



As atividades prosseguiram e o Museu História Viva do Presbiterianismo em 2002 passou a se chamar Museu História Viva do Presbiterianismo - Rev. Amantino Adorno Vassão.

Em 2011 o Conselho da Igreja atendendo ao pedido da Comissão do Museu, buscando cadastrar o museu de nossa igreja no Cadastro Nacional de Museu, visando visibilidade e reconhecimento oficial nacional e internacional, com intuito, inclusive, de participar de editais e recebimento de patrocínios, foi feito o registro oficial do museu no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, sendo averbado em 12/04/2011, passando a se chamar “Museu da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro” por questões jurídicas e de registro.

Em 2012, Lucas Santos Heler, cria a MARCA DO MUSEU.



A partir de 2008, com o acervo razoavelmente identificado a Comissão deu início a uma série de exposições, foram elas:

2008 (maio/junho) – Centenário de Julio de Oliveira (1908 – 2008).
2008 (outubro) – União de Mocidade Presbiteriana: 74 anos.
2009 (agosto) – Selos da Reforma Protestante.
2009 (setembro) – Ashbel Green Simonton, 150 anos de sua chega ao Brasil.
2010 (outubro) – Pelo bem dos pequeninos – Centenário do INPAR.
2010 (dezembro) – Dia da Bíblia.
2011 – 2012 (janeiro/dezembro) – Mostras fotográficas das Igrejas visitantes no Centenário e no Sesquicentenário da Igreja.
2011 (dezembro) – Dia da Bíblia.
2012 – (dezembro) - 150 anos da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
2012 – (dezembro) – Dia da Bíblia.
2013 (a Sala de Exposições do Museu ficou fechada para reformas).
2014 (fevereiro) - União Presbiteriana de Homens – UPH.
2014 (janeiro a dezembro) - Exposição Permanente: “História da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro”.
2014 (dezembro) - Dia da Bíblia.
2015 (outubro a dezembro) - Exposição Permanente: “História da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro”.
2015 (maio e junho) - 150 anos do Discurso do Rev. Ashbel Green Simonton pelo assassinato do Presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln (1809-1865).
2015 (dezembro) - Dia da Bíblia.
2015 (dezembro) - 150 anos do Presbitério do Rio de Janeiro – PRJN.

Nos últimos anos a Comissão esteve trabalhando na identificação e acondicionamento do acervo; na elaboração do anteprojeto de um Estatuto; na elaboração do anteprojeto da criação de uma “Sociedade de Amigos do Museu”, bem como de seu Estatuto, para assim, conseguir cadastrar o Museu no órgão oficial. Um trabalho técnico, de longo prazo, porém interrompido. Fizemos muita coisa. Investimos tempo, conhecimento e reconhecemos que muita coisa ainda precisava ser feita, mas...
Concluo com um discurso de Moisés ao povo e uma orientação registrada em Provérbios:

“Estudem o passado, toda a história desde a criação da humanidade. Caminhem pelo mundo inteiro e perguntem se alguém já viu ou ouviu falar de haver acontecido alguma coisa tão impressionante como esta”. (Moisés falando ao povo – Deuteronômio 4. 32)

“Não removas os marcos antigos que puseram teus pais”. (Provérbios 22. 28)


Diác. Nelson de Paula Pereira
nelsondepaula@yahoo.com.br
http://nelsondepaula.com/


sexta-feira, 18 de março de 2016

GRATIDÃO



"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3. 21

Essa semana fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do nosso irmão DIÁCONO EDSON DA SILVA CONCEIÇÃO, com 39 anos de idade.

Edson teve uma vida difícil em sua infância, foi abandonado pelos seus pais, teve hidrocefalia, mas graças a um bom Médico foi operado e teve implantadas duas válvulas, o que o permitiu sobreviver todos esses anos.

Teve a graça de Deus de ser adotado por uma família que o abrigou e cuidou dele. Ainda na infância e adolescência foi auxiliado pela Professora Ruth Corrêa, filha de nossa irmã Alice Lugarinho e esposa do Presb. Roberto Corrêa. Graças a ela, Edson foi alfabetizado e aprendeu a ler e escrever. Essa foi uma segunda família que muito ajudou Edson. Ele também foi criado no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente – INPAR, onde permaneceu até os 17 anos de idade, recebendo todo o auxílio, orientação bíblica, carinho e amor. Ele nunca deixou de ir a uma festa de aniversário do INPAR, que ocorre em todos os anos no dia 07 de setembro.

Nossa irmã Alice Lugarinho o evangelizou, deu-lhe uma Bíblia e um cordão com uma cruz vazada, o que carregou em seu peito até o dia da sua morte. Ele passou a frequentar a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, fazendo tempos depois a sua pública Profissão de Fé e Batismo. Engajou-se na obra do Senhor. Ajudou na plantação dos trabalhos das Congregações de nossa Igreja: Luz do Mundo e Itaipu - hoje ambas organizadas como Igrejas. Atuou com afinco na Escola Dominical e depois foi eleito Oficial Diácono de nossa igreja. Sempre presente, ativo, pontual e engajado na Junta Diaconal. 
Sempre solícito, amoroso e temente a Deus. Sempre recebia as pessoas com um sorriso. Fazia questão de cumprimentar, apertar a mão, abraçar, entregar os boletins e dava um ósculo cristão. Ele foi, é e sempre será um exemplo para todos nós. Não temos dúvidas de que ele foi um predestinado à salvação.

A Epístola aos Hebreus 11. 4, nos diz: "Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também MESMO DEPOIS DE MORTO, AINDA FALA." (grifo nosso).

Um dia, nós os predestinados à salvação, nos encontraremos com ele. Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

Cremos que esse testemunho de Edson, seja a nossa reflexão da semana. Será que temos feito o suficiente na obra do Senhor? Será que as nossas mãos não estão sujas com o pecado da omissão, da politicagem dita eclesiástica, abominável aos olhos do Senhor? Será que temos permitido Deus agir em tudo e em todos? Ou temos tomado o lugar do Senhor e feito campanhas, planos, participando de grupos covardes intentando o mal, difamações, desconstruções de imagens e pessoas para atingirmos posições dentro da Casa do Senhor alegando levianamente que "essa foi a vontade de Deus"? Essas falsas certezas cegam-nos e fazem-nos crer que essas atitudes abomináveis são atitudes guiadas por Deus. MENTIRA! Tomamos o lugar de Deus e não deixamos Ele agir. Alcançados os resultados, sentimo-nos vitoriosos, como se essas coisas fossem uma competição. Deus não se agrada e o Apóstolo São Paulo em sua epístola aos Romanos 2. 6, nos diz: “...o qual recompensará cada um segundo as suas obras...”; e ainda conforme as palavras de Eliú a Jó, registradas em Jó 34.11: “Pois retribui ao homem segundo as suas obras e faz que a cada um toque segundo o seu caminho.”; e ainda a profecia do Profeta Isaías 59. 18, que nos diz: “Segundo as obras deles, assim retribuirá...”. Esses são apenas alguns exemplos de que Deus não se deixa enganar e que sonda as ações de seus filhos. A Epístola de São Paulo aos Gálatas 6. 7 a 10, nos diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”; e, Ele sonda os nossos corações e pensamentos, conforme registra o Salmista Davi no Salmo 139: “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, á estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

Então: Vontade ou permissão do Altíssimo? São pontos que temos que refletir.  A vinda do Senhor está próxima, pois nos fins dos tempos Ele nos disse: "Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres". Evangelho segundo São Mateus 24. 23 a 28.

Que Ele nos ajude a refletir nesses pensamentos. Que você reflita o que tens feito. E concluímos com a Epístola de São Paulo aos Filipenses 4. 8 – 9: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”

Oremos pela família de Edson, seus amigos e irmãos.

Como estamos na semana após o Quinto Domingo na Quaresma, concluímos com a bênção que nos conclama a crescer à imagem do Cristo.

“Que Cristo conceda a nós a graça da autonegação, de crescer em santidade, de tomar a nossa cruz e de o seguir, e a bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, seja conosco e conosco habite eternamente. Amém.”

No próximo domingo, entramos na Semana Santa, iniciando com o Domingo de Ramos, no qual nos lembramos de como os judeus saudaram a Jesus como o Messias, entoando hinos e jogando palmas para sua entrada em Jerusalém – apenas para crucificá-lo dias depois. Recomendamos a todos que assistam ao filme Ressurreição, em cartaz nos cinemas a partir de 17 de março. Segue o trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=ys8NvE4ID9w


Por Cristo, com Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e a glória sejam dadas a Ti, Senhor do Universo, para sempre e eternamente. Amém.


Diác. Nelson de Paula Pereira
nelsondepaula@yahoo.com.br