Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

24 de agosto de 1954

Quando chegou de ambulância no Palácio do Catete por volta das 8h20m, o médico Rodolpho Perissé, 27 anos, de plantão no serviço externo do Hospital Souza Aguiar, não fazia a mínima idéia de quem precisava dos seus cuidados. Imaginou tratar-se de alguma pessoa das vizinhanças, vítima de um acidente.

Acompanhado por um enfermeiro, Perissé foi levado para o segundo andar. E ali, ao entrar no primeiro quarto do corredor à esquerda, deparou-se com a cena que jamais esquecerá.

Metido em um pijama com listas azuis e brancas, ensangüentado na altura do coração, jazia o corpo do presidente Getúlio Vargas. A cabeça estava mais para o meio da cama de casal onde costumava dormir. O resto do corpo, mais inclinado para a esquerda. Um dos pés pendia da cama.

Havia três pessoas sentadas na cama: Alzirinha, sua filha,o marido Amaral Peixoto e o ministro Tancredo Neves, da Justiça.

A mulher de Getúlio, dona Darcy Vargas, desabara inconsolável numa poltrona próxima da cama. E numa cadeira ao pé da cama, o filho do presidente, Lutero, parecia em estado de choque. Ao seu lado, o ajudante-de-ordem Hélio Dornelles.

Perissé usou seu estetoscópio para verificar se o coração de Getúlio ainda batia. Não batia.

Levantou uma pálpebra, depois outra. Por fim, pingou éter nos olhos do presidente. Nenhum reflexo pupilar. O corpo ainda não esfriara.

Constatou marcas de pólvora nas mãos de Getúlio, indicando que ele as usara para aproximar o cano do revólver do seu mamilo esquerdo e puxar o gatilho. Ele atirou por cima da roupa.

– O que vão fazer com ele? – gemeu dona Darcy.

– O presidente Getúlio Vargas está morto – anunciou o médico.

Alzirinha teve a impressão de que o pai esboçara um sorriso quando ela irrompeu no quarto dele depois ter ouvido o barulho seco do disparo. No instante seguinte, o sorriso sumiu.

--------------------

Hoje faz 57 anos que Getúlio Vargas saiu da vida para entrar na História.


http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/08/24/24-de-agosto-de-1954-na-cama-ensanguentado-399623.asp

Nenhum comentário: