Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2009

TUDO TEM O SEU TEMPO CERTO DE ACONTECER

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu..." Eclesiastes 3. 1
Existem momentos na vida que são únicos, mas eternos. Jamais podem ser apagados de nossas mentes. Por mais que planejemos e nos preparemos para a vida, tudo acontece na hora certa e da maneira certa.

Há motivos para que uma porta se feche... para que uma lágrima role do rosto...
Sempre após um temporal, vem a calmaria.
"O choro pode durar uma noite, entretanto a alegria vem ao amanhecer".
Tenho vivenciado muito isso em minha vida. Você busca, caminha, procura... e não encontra. "As coisas acontecem no tempo certo".

Sou um Historiador. Amo a história. Amo minha Cidade e a sua história. Conheço muitos pontos de nossa Cidade Maravilhosa, meu querido Rio de Janeiro. Muitos lugares eu já conheci... já fui uma vez ou até mais de uma. Outros lugares ainda não tive a oportunidade de conhecer ou por não proporcionar isso a mim. Mas como tudo tem o seu tempo...

Bem, me foi proporcionada a oportunidade de conhecer o famoso MOSTEIRO DE SÃO BENTO.
Mais muito mais de conhecer o Mosteiro, compartilhar essa expeiência foi algo muito sublime. Me senti tão bem... tanta paz. Minha tarde não poderia ter sido tão boa como aquela... o almoço... o lanche... o olhar... o cheiro... a simplicidade e simpatia estampada nos olhos. Realmente foi um momento especial, único e sublime que jamais me esquecerei e sei que jamais esquecerá. A certeza de que muitos outros momentos acontecerão me fazem perceber que um dia a felicidade bate a sua porta quando você menos espera... quando você não procura mais... Obrigado por esses momentos.

Bem, você conhece a história do MOSTEIRO? Para esse relato histórico me utiliezei das fontes exibidas no site wikipédia. Então vamos lá:

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Erguido no morro de São Bento, no
centro histórico da cidade, é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. O mosteiro ainda funciona como tal, existindo a seu lado um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma parte considerável de personalidades brasileiras, como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim, Villa-Lobos, e outros.

A história do mosteiro começa em 1590, quando foi dado aos monges beneditinos do Rio de Janeiro um vasto terreno que inclui o atual morro de São Bento. Os planos do edifício foram traçados em 1617 pelo engenheiro militar português Francisco Frias de Mesquita, segundo a estética maneirista despojada (chã) vigente em Portugal naquele período. As obras da igreja do mosteiro só começaram em 1633, pela capela-mor, e terminaram aproximadamente em 1671. O projeto original foi alterado durante a construção pelo arquiteto Frei Bernardo de São Bento Correia de Souza, com a igreja passando de uma a três naves.

A fachada é a do projeto original maneirista, com um corpo central com três arcos de entrada e um frontão triangular. Flaqueiam a entrada duas torres coroadas por pináculos piramidais. Passando os arcos de entrada se encontra uma galilé com azulejos e portões de ferro do século XIX. O mosteiro anexo à igreja só foi concluído em 1755, com a construção do claustro, projetado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto Alpoim.

O interior da igreja é riquíssimo, totalmente forrado com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII. O primeiro escultor ativo na igreja foi o monge português Frei Domingos da Conceição (c. 1643 - 1718) que desenhou e esculpiu parte da talha da nave e capela-mor (a da capela foi substituída depois). São suas as magníficas estátuas da nave de São Bento e Santa Escolástica e, no altar-mor da igreja, a Nossa Senhora de Montserrat (titular da igreja), além de outras obras. A partir de 1714 seu projeto foi seguido pelos entalhadores Alexandre Machado Pereira, Simão da Cunha e José da Conceição e Silva, que entalharam a maior parte da talha da nave e várias imagens.

Entre 1789 e 1800 trabalhou na igreja um dos grandes escultores do rococó do Rio de Janeiro, Inácio Ferreira Pinto. Mestre Inácio refez a capela-mor (1787 - 1794), preservando porém detalhes anteriores como as telas sobre a vida de santos beneditinos, as quais haviam sido pintadas entre 1676 e 1684 pelo monge alemão Frei Ricardo do Pilar. A bela capela rococó do Santíssimo Sacramento (1795 - 1800) é também obra de mestre Inácio. Os lampadários junto à capela-mor foram projetados e executados entre 1781 e 1783 por Mestre Valentim. Na sacristia do mosteiro está a obra-prima do pintor Frei Ricardo, uma tela representando o Senhor dos Martírios pintada cerca de 1690.

Dentro da igreja existem ainda sete capelas laterais de irmandade: Capela de Nossa Senhora da Conceição (Concepção), Capela de São Lourenço, Capela de Santa Gertrudes, Capela de São Brás, Capela de São Caetano, Capela de Nossa Senhora do Pilar e Capela de Santo Amaro.
Atualmente existem visitas monitoradas à igreja, onde são apresentadas e explicadas as obras, imagens, talhas e estilos arquitetônicos, entre outros.

O abade atual é D. Roberto Lopes, OSB.

A tradicional missa dominical do Mosteiro de São Bento, celebrada com canto gregoriano, única na capital fluminense, atrai muitos visitantes. É um evento que faz parte do roteiro turístico da cidade; tão concorrido que se recomenda a chegada com cerca de trinta minutos de antecedência. Também apresentam-se regularmente no Mosteiro orquestras e grupos de música de câmera.
Vale a pena visitar. Não só pela sua beleza arquitetônica, as obras de arte sacra, mas principalmente pelo ambiente harmonioso de paz e alta espiritualidade. Se você quer um ambiente onde você pode meditar e refletir. Vá ao Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
O Mosteiro está aberto diariamente no horário das 7:00 às 18:00 h. Exige-se traje adequado para ingressar no templo, pois este é um lugar sagrado, casa de Deus. A clausura não é aberta à visitação, com exceção de alguns dias no ano, onde os fiéis em procissão têm acesso ao claustro. Os setores em geral, incluindo o Colégio, funcionam no horário comercial.
Endereços do Mosteiro: Acesso pela rampa: Rua Dom Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro - RJ Acesso pelo elevador: Rua Dom Gerardo, 40, 5º andar Endereço para correspondência: Caixa Postal 2666 - CEP 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil Telefone: (21) 2206-8100 - FAX: (21) 2263-5679

Nenhum comentário: