Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ORAÇÃO DE SÃO FRANISCO DE ASSIS


Adaptação de uma apresentação de Luc Van Der Heyden

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.

* E que eu encontre primeiro em mim a harmoniosa aceitação de meus opostos.

Onde houver ódio, fazei que eu leve o amor.

* E que eu dissipe o ódio que há em mim, compreendendo todas as faces com que amor pode se expressar.

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.

* E que, havendo ofendido, permita-me ser perdoado.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

* E que eu aceite a discórdia como geradora da união.

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

* Podendo, humildemente, enfrentar minhas próprias dúvidas.

Onde houver erros, que eu leve a verdade

* E que minha verdade não seja a única nem os erros sejam só os alheios.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

* E possa conviver com o desânimo sem me desesperar.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

* E possa suportar a minha tristeza e a dos outros, sendo alegre ainda assim.

Onde houver trevas, que eu leve a luz!

* Após ter passado pelas “minhas trevas e ter aprendido a caminhar com elas.

Oh, Divino Mestre...

Faz que eu procure mais: consolar do que ser consolado;

* E que eu saiba pedir e aceitar consolo quando precisar.

Compreender que ser compreendido;

* Conhecendo a mim mesmo antes, para ter melhor compreensão do outro.

Amar que ser amado!

* Amando-me, em princípio, para não cobrar o amor que dou.

Pois é dando que recebemos,

* E sabendo receber é que se ensina a doar,

É perdoando que se é perdoado,

* E não se perdoa os outros enquanto não há perdão por si mesmo,

E é morrendo que se nasce para a vida eterna.

* E é bem vivendo e amando a vida que se perde o medo de morrer!

Um comentário:

Um presente do céu disse...

Olá Nelson!

Essa oração é muito bonita e certamente resume a proposta de S.Francisco. O grande ensinamento que ele nos deixou é o ensinamento
do serviço ao próximo, quando ele mesmo e desgastou para curar as chagas dos irmãos, o quanto ele
procurou estar perto do pobre e do doente para ser um sinal de graça de DEUS.

Bjs,

Cris Amorelli