Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SOLTEIRO POR OPÇÃO



Belarmino Ricardo de Siqueira, (o BARÃO DE SÃO GONÇALO) primeiro e único barão com grandeza de São Gonçalo, (Saquarema, 1791 — Niterói, 9 de setembro de 1873) foi um proprietário rural, político, militar e empresário brasileiro.

Filho do coronel Carlos José de Siqueira Quintanilha e Maria Antônia do Amaral, nasceu na localidade chamada Madressilva. Foi proprietário das grandes fazendas de Engenho Novo do Retiro, Cabuçu e Jacaré, todas no município fluminense de São Gonçalo, além de imóveis espalhados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.

Foi oficial da Guarda Nacional de 1826 a 1842, tendo sido comandante superior da Legião de Magé e Niterói. Benemérito, foi provedor do Asilo Santa Leopoldina de Niterói e também membro do conselho fiscal do Instituto Fluminense de Agricultura. Fundou e presidiu o Banco Rural e Hipotecário e foi proprietário de uma companhia fluminense de transportes.

Recebeu diversas vezes a visita do imperador D. Pedro II em suas fazendas, e foi por este agraciado com os títulos de Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, oficial e comendador da Imperial Ordem da Rosa (1855), além de ter sido elevado a barão de São Gonçalo, por decreto imperial de 19 de março de 1849, e recebido grandeza em 1854.

Faleceu solteiro, em sua propriedade no bairro niteroiense do Cubango. Foi um dos primeiros brasileiros a ter o corpo embalsamado pelo célebre médico Fernando Francisco da Costa Ferraz. Suas vísceras, por desejo manifestado em testamento, foram sepultadas no Cemitério de Pachecos, em São Gonçalo, e o corpo depositado em uma rica capela na entrada do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro do Caju, Rio de Janeiro.

EXTRATO DE SEU TESTAMENTO

Naquele documento, assim afirma o barão, quanto ao seu estado civil: "sou solteiro e neste estado tenho sempre me conservando sem ter filhos e por isto não tenho descendentes que por direito possam herdar meus bens e passo a dispor deles..."

Eram seus irmãos: Ana Isabel Sodré e Souza, inventariante: Maria Feliciana Tibre, casada com Antônio Joaquim da Silva Tibre; Mariana Teodora de Abreu e Souza, casada com Baltasar Jácome de Abreu e Souza; Carlos José de Siqueira Quintanilha; Carlota Joaquina de Sá Carvalho, casada com José de Sá Carvalho e Balbina Benedita Quintanilha.

BIBLIOGRAFIA

- Salvador da Mata e Silva e Evadyr Molina - A Fazenda do engenho Novo do Retiro - Silverio Jc Moreira - 2001. Niterói.

- Salvador da Mata e Silva - Sesquicentenário da Irmandade de São Vicente de Paulo - Editora Muiraquitã - Niterói - 2004


Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos.

www.adonainews.com.br