Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

EPIFANIA DO SENHOR - SALVAÇÃO

(Adoration of the Magi. Autor: Bartolomé Esteban Murillo (1617–1682). Toledo Museum of Art, Toledo, Ohio, USA)

Chegamos ao 2º Domingo após a Epifania. Mas o que seria EPIFANIA?

"EPIFANIA DO SENHOR - Com a Epifania, o período do Natal chega ao seu desfecho glorioso. Enquanto o Natal proclama a humanidade de Cristo, a Epifania manifesta a sua divindade. Aliás, a palavra grega 'epipbaneia' significa 'manifestação' ou 'amanhecer'. A Epifania marca o momento dramático da história, quando Cristo, a luz do mundo, se pôs em confronto com as trevas deste mundo. A Epifania foi celebrada primeiramente pelas igrejas cristãs do Egito, antecedendo a comemoração do Natal por uns 300 anos. Os eventos bíblicos associados com a Epifania são: a primeira manifestação da glória divina de Cristo para toda a humanidade na visita dos magos, que o cultuaram com suas oferendas de ouro, incenso e mirra; a revelação da natureza divina de Jesus no seu batismo; e o primeiro milagre de Jesus nas bodas em Caná". (Manual de Culto IPIB, 2011: 179)
Breve entraremos no período da Quaresma, outro momento importante na vida de todos cristão.
Para essa nossa terceira semana do ano deixo uma reflexão sobre a SALVAÇÃO.
Um grande abraço,
Diác. Nelson de Paula Pereira
www.nelsondepaula.com

Salvação
1 Timóteo 2.1-7
“Ele [Deus] quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade”. (v. 4)


Este é o plano de Deus: ele não quer somente ajudar, ele quer salvar.
Sabemos que o ser humano tem um limite de vida nesta terra. E depois? Vai depender de nossa escolha. Se escolhermos viver com Deus, então queremos saber do seu plano para as pessoas. Outro caminho de salvação, isto é, vida eterna com Deus, não existe. Para isso Deus enviou Jesus Cristo, que ensinou o caminho da salvação.
Há poucas semanas, celebramos no Natal a vinda de Cristo ao mundo. Esta é a oferta amorosa de Deus: Jesus Cristo tornou-se o mediador entre Deus e os seres humanos. Ele deu a sua vida por esse projeto que era a vontade de Deus. Ao aceitar a vontade divina, deixamos os nossos desejos em segundo plano e procuramos viver conforme a orientação de Deus, que encontramos na Bíblia. As palavras da Bíblia são como a bússola que nos indica o caminho salvador. Assim conheceremos a verdade.
Para ficar em contato com Deus, usamos a oração. Jesus ensinou-nos a orar por meio da oração do Pai-Nosso. Por isso, quando oramos, nós o fazemos em nome de Jesus, pois ele é o mediador entre Deus e nós. Cristo morreu numa cruz em nosso favor. A cruz tornou-se também um símbolo de ligação com Deus (haste vertical da cruz) e com nosso próximo (haste horizontal). Isso significa estar ligado em Deus e interceder pelo próximo. Com a oração estamos realizando a vontade do Senhor e testemunhando que ele quer que todos sejam salvos.
Bondoso Deus, agradecemos que nos enviaste o Salvador Jesus Cristo. Agora sabemos que há salvação eterna. Fortalece a nossa fé para nunca duvidarmos de tua vontade e mantém o nosso coração orientado nas tuas instruções. Por Cristo. Amém.
Rubens Horst

Nenhum comentário: