Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Matar ou libertar


Matar ou libertar
Marcos 2. 23-28


“O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado”. (v. 27)

Deus instituiu o sábado para que o seu povo, os estrangeiros, os escravos e até os animais tivessem pelo menos um dia de descanso no final da semana (Êxodo 20.8-11). A cristandade primitiva motivada pela alegria da ressurreição de Jesus Cristo no primeiro dia da semana, dedicou-o como "Dia do Senhor" (Domingo). Desse modo, a semana inicia não com o trabalho, mas com o descanso, antecipando, por assim dizer, a alegria do descanso eterno. Em ambos os casos, percebe-se o espírito libertador da lei acerca do dia do descanso. Por isso Jesus diz que o sábado foi feito para servir as pessoas.
Mas quando o espírito libertador não rege a compreensão das pessoas, elas ficam presas à letra da lei e não conseguem perceber a sua intenção benevolente. Foi o que aconteceu com os piedosos fariseus. Eles se escandalizaram ao ver os discípulos colhendo e comendo alguns grãos de trigo no dia de sábado. Da boa lei sobre o dia do descanso eles haviam feito uma lista de trabalhos que não poderiam ser realizados nesse dia da semana. Ficaram presos à letra da lei, sem perceber o espírito libertador da boa lei divina.
É, portanto, necessário que o Espírito Santo nos ilumine para perceber a intenção libertadora dos mandamentos e de toda a Bíblia. A letra da palavra pode escravizar ou mesmo matar a vida. O espírito da palavra, porém, pode libertar e conduzir para a vida boa que Deus quer para os seus. Que Deus nos conceda essa graça!

Agradecemos-te, bondoso Deus, pelos mandamentos e por toda palavra escrita na Bíblia. Não permitas que fiquemos presos à mera letra de tua Palavra. Ilumina-nos pelo Espírito Santo para a compreensão e a ação libertadoras que promovem a vida boa. Amém.

Güner K. F. Wehrmann

Nenhum comentário: