Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de março de 2017

REV. JONAS NEVES REZENDE (1935-2017)

Rev. Jonas Neves Rezende (1935-2017)
Rev. Jonas Neves Rezende, nasceu na cidade de São Paulo em 27/04/1935, filho de Rômulo Rezende e Maria Neves Rezende. Seu pai era pregador leigo e sua mãe, fiel serva de Deus, educou os filhos ensinando-os a guardar no coração a Palavra de Deus, a memorizar e sentir o valor das canções cristãs. Fez sua pública profissão de fé na Igreja Presbiteriana de Passos, MG, no dia 18/07/1955. Passou a infância e a primeira juventude em Casa Branca, São Paulo, onde fez seus estudos preliminares no Grupo Escolar Rubião Júnior, no Instituto de Educação Dr. Francisco Thomas de Carvalho. Formou-se em Teologia no Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Foi licenciado pelo Presbitério de Ribeirão Preto, SP, em 14/01/1961 e ordenado pelo mesmo Presbitério em 14/01/1962 na Igreja Presbiteriana de Altinópolis, SP. Foi Pastor da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto, SP. Veio para o Rio de Janeiro em 1969. Casou-se em primeiras núpcias com Lilya Brondi Rezende, mãe de Laércio, Lidia Brondi (atriz), Nôga, Toth, Jonas Júnior e Nehemias Ricardo.

Rev. Jonas Rezende e família
Foi pastor na Igreja Presbiteriana Unida Bethesda, em Copacabana - atualmente Igreja Bethesda, que é pastoreada pela Reverenda Eglé Marien, viúva do Rev. Nehemias Marien.
Foi Presidente do Presbitério de Ribeirão Preto, SP. No Presbitério do Rio de Janeiro – PRJN foi Secretário do Trabalho da Mocidade.

Formou-se em Filosofia em Mogi das Cruzes, SP, e Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Foi Professor de Sociologia e Sociologia do Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas - SUESC, vinculado à Coordenação do Curso de Direito. Foi Professor de diversas disciplinas na Universidade Veiga de Almeida. Participou de muitos programas de rádio e trabalhou por mais de 32 anos na TVE do Rio de Janeiro tendo organizado e participado de vários programas, como o “Sem Censura” “Horizontes Abertos” e muitos direcionados à juventude. Também trabalhou na TV-Tupi Rio. Esteve na rádio Manchete CCI e Globo, em programas de debates conduzidos, respectivamente, por Roberto Canásio e Haroldo de Andrade. Manteve um quadro semanal aos sábados na rádio MEC, programa de Eduardo Fajardo – “Minha vida”. Foi Diretor do Departamento do Sistema Penitenciário – DESIP do Estado do Rio de Janeiro.

Foi Professor de História da Educação, Estudos Sociais e Introdução ao Teatro no Instituto Metodista de Ribeirão Preto, SP. Na Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro – ACM-Rio, foi Diretor da Juventude. No Hospital Evangélico do Rio de Janeiro, seu Capelão.

Recebeu o título de Cidadão Ribeirãopretense, conferido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, SP, Benfeitor da “Fraternidade Aknaton”, Diploma de Honra do Club da Juventude de Ituverava, SP. Em 1999 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, a Medalha Tiradentes, por proposta da Deputada Estadual Tânia Rodrigues.

Na TVE trabalhou junto à Universidade Popular. Foi preletor religioso para grupos variados, especialmente para jovens católicos e evangélicos.

Publicou mais de 20 livros , ensaios, romances, poesias e escreveu muitas peças teatrais que foram encenadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao autor desse esboço histórico, o Rev. Jonas Rezende registrou o seu profundo amor e carinho pela Igreja Presbiteriana de Copacabana e por muitos de seus membros, os quais considera amigos e guarda em seu coração momentos de grande alegria aqui passados.

O Rev. Jonas Rezende foi Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana de Copacabana no período de 1969 a 1972 e Pastor Efetivo no período de 1972 a 1974, quando solicitou ao Conselho da Igreja o seu desligamento, por motivos de ordem pessoal.  Posteriormente foi Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana de Ipanema, igreja essa que se desligou da Igreja Presbiteriana do Brasil alguns anos depois, passando a intitular-se Igreja Cristã de Confissão Reformada em Ipanema. Nessa igreja o Rev. Jonas, anos mais tarde, recebeu o título de Pastor Emérito. Também esteve colaborando na Igreja Presbiteriana Unida Bethesda, pastoreada, hoje, pela Revda. Eglé Marien.

Dra. Neusimar (esposa), Rev. Jonas Rezende e o Diác. Nelson

Faleceu no dia de hoje, 10 de março de 2017, aos 81 anos de idade.

Fontes:

ALMEIDA, Edson Fernando de. LONGUINI, Luiz. (organizadores). Teologia para que? Rio de Janeiro: Mauad X Instituto Mysterium, 2007.

CÉSAR. Erlie Lenz. Os setenta anos de uma igreja abençoada. Rio de Janeiro, 1983.

PEREIRA, Nelson de Paula Pereira. História da Igreja Presbiteriana de Copacabana (1913-2013). Rio de Janeiro: 2013.

Entrevista do Rev. Jonas Neves Rezende ao Historiador Prof. Nelson de Paula Pereira em 2013.



Diác. Nelson de Paula Pereira
Historiador
contato@nelsondepaula.com
www.nelsondepaula.com


Nenhum comentário: