Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de março de 2017

REV. JONAS NEVES REZENDE (1935-2017)

Rev. Jonas Neves Rezende (1935-2017)
Rev. Jonas Neves Rezende, nasceu na cidade de São Paulo em 27/04/1935, filho de Rômulo Rezende e Maria Neves Rezende. Seu pai era pregador leigo e sua mãe, fiel serva de Deus, educou os filhos ensinando-os a guardar no coração a Palavra de Deus, a memorizar e sentir o valor das canções cristãs. Fez sua pública profissão de fé na Igreja Presbiteriana de Passos, MG, no dia 18/07/1955. Passou a infância e a primeira juventude em Casa Branca, São Paulo, onde fez seus estudos preliminares no Grupo Escolar Rubião Júnior, no Instituto de Educação Dr. Francisco Thomas de Carvalho. Formou-se em Teologia no Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Foi licenciado pelo Presbitério de Ribeirão Preto, SP, em 14/01/1961 e ordenado pelo mesmo Presbitério em 14/01/1962 na Igreja Presbiteriana de Altinópolis, SP. Foi Pastor da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto, SP. Veio para o Rio de Janeiro em 1969. Casou-se em primeiras núpcias com Lilya Brondi Rezende, mãe de Laércio, Lidia Brondi (atriz), Nôga, Toth, Jonas Júnior e Nehemias Ricardo.

Rev. Jonas Rezende e família
Foi pastor na Igreja Presbiteriana Unida Bethesda, em Copacabana - atualmente Igreja Bethesda, que é pastoreada pela Reverenda Eglé Marien, viúva do Rev. Nehemias Marien.
Foi Presidente do Presbitério de Ribeirão Preto, SP. No Presbitério do Rio de Janeiro – PRJN foi Secretário do Trabalho da Mocidade.

Formou-se em Filosofia em Mogi das Cruzes, SP, e Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Foi Professor de Sociologia e Sociologia do Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas - SUESC, vinculado à Coordenação do Curso de Direito. Foi Professor de diversas disciplinas na Universidade Veiga de Almeida. Participou de muitos programas de rádio e trabalhou por mais de 32 anos na TVE do Rio de Janeiro tendo organizado e participado de vários programas, como o “Sem Censura” “Horizontes Abertos” e muitos direcionados à juventude. Também trabalhou na TV-Tupi Rio. Esteve na rádio Manchete CCI e Globo, em programas de debates conduzidos, respectivamente, por Roberto Canásio e Haroldo de Andrade. Manteve um quadro semanal aos sábados na rádio MEC, programa de Eduardo Fajardo – “Minha vida”. Foi Diretor do Departamento do Sistema Penitenciário – DESIP do Estado do Rio de Janeiro.

Foi Professor de História da Educação, Estudos Sociais e Introdução ao Teatro no Instituto Metodista de Ribeirão Preto, SP. Na Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro – ACM-Rio, foi Diretor da Juventude. No Hospital Evangélico do Rio de Janeiro, seu Capelão.

Recebeu o título de Cidadão Ribeirãopretense, conferido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, SP, Benfeitor da “Fraternidade Aknaton”, Diploma de Honra do Club da Juventude de Ituverava, SP. Em 1999 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, a Medalha Tiradentes, por proposta da Deputada Estadual Tânia Rodrigues.

Na TVE trabalhou junto à Universidade Popular. Foi preletor religioso para grupos variados, especialmente para jovens católicos e evangélicos.

Publicou mais de 20 livros , ensaios, romances, poesias e escreveu muitas peças teatrais que foram encenadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao autor desse esboço histórico, o Rev. Jonas Rezende registrou o seu profundo amor e carinho pela Igreja Presbiteriana de Copacabana e por muitos de seus membros, os quais considera amigos e guarda em seu coração momentos de grande alegria aqui passados.

O Rev. Jonas Rezende foi Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana de Copacabana no período de 1969 a 1972 e Pastor Efetivo no período de 1972 a 1974, quando solicitou ao Conselho da Igreja o seu desligamento, por motivos de ordem pessoal.  Posteriormente foi Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana de Ipanema, igreja essa que se desligou da Igreja Presbiteriana do Brasil alguns anos depois, passando a intitular-se Igreja Cristã de Confissão Reformada em Ipanema. Nessa igreja o Rev. Jonas, anos mais tarde, recebeu o título de Pastor Emérito. Também esteve colaborando na Igreja Presbiteriana Unida Bethesda, pastoreada, hoje, pela Revda. Eglé Marien.

Dra. Neusimar (esposa), Rev. Jonas Rezende e o Diác. Nelson

Faleceu no dia de hoje, 10 de março de 2017, aos 81 anos de idade.

Fontes:

ALMEIDA, Edson Fernando de. LONGUINI, Luiz. (organizadores). Teologia para que? Rio de Janeiro: Mauad X Instituto Mysterium, 2007.

CÉSAR. Erlie Lenz. Os setenta anos de uma igreja abençoada. Rio de Janeiro, 1983.

PEREIRA, Nelson de Paula Pereira. História da Igreja Presbiteriana de Copacabana (1913-2013). Rio de Janeiro: 2013.

Entrevista do Rev. Jonas Neves Rezende ao Historiador Prof. Nelson de Paula Pereira em 2013.



Diác. Nelson de Paula Pereira
Historiador
contato@nelsondepaula.com
www.nelsondepaula.com


20 comentários:

Unknown disse...

Ofereço minha eterna admiração a Jonas Rezende, meu amigo, pastor presbítero, professor de sociologia do direito, autor de tantas obras que nos servem de luz ao nosso caminho terrestre. Oito meses depois de sua partida em 10 03 2017 e sinto que a saudade será, metaforicamente falando, uma ponte para que estejamos sempre em sintonia no pensamento e no coração, porque, como dizia nosso também pastor Neemias Marien, "nunca morre quem no coração dos vivos vive". É assim que me sinto, infinitamente presenteada por Deus por tê-lo conhecido e pela oportunidade de receber tantos ensinamentos e profundas mensagens como neste vídeo. Jonas sempre foi luz e na luz permanecerá, pelas graças e bênçãos de nosso Pai. Com admiração e carinho eternos,
Eliane Machado

Unknown disse...

Eis o vídeo ao qual me referi:
https://www.youtube.com/watch?v=mOSKtKV7MIU&sns=em

Meus Mimos Ateliê disse...

Hoje, 29/11/2017, senti saudades de Jonas, meu querido professor de sociologia do direito. Procurando por ele, por aqui, tive a decepção de saber de seu falecimento. Muito triste fiquei mas, sei que está na reino de Deus. Jô.

Meus Mimos Ateliê disse...

Hoje, 29/11/2017, senti saudades de Jonas, meu querido professor de sociologia do direito. Procurando por ele, por aqui, tive a decepção de saber de seu falecimento. Muito triste fiquei mas, sei que está na reino de Deus. Jô.

Meus Mimos Ateliê disse...

Hoje, 29/11/2017, senti saudades de Jonas, meu querido professor de sociologia do direito. Procurando por ele, por aqui, tive a decepção de saber de seu falecimento. Muito triste fiquei mas, sei que está na reino de Deus. Jô.

Unknown disse...

Fiquei sabendo hoje dia 28/01/2018 do falecimento do Pastor Jonas Rezende. Fiquei triste com a notícia. Lembro dele com muito carinho quando ele lecionava Sociologia na Universidade Veiga de Almeida, onde eu fazia o curso de Serviço Social. Realmente uma pessoa admirável. Onde quer que ele, muita luz... E obrigada pelos seus ensinamentos. Serão úteis hoje e sempre.

Unknown disse...

Lembrei-me dele ao comentar sobre homens inteligentes e iluminados que passaram por minha vida.
Foi meu professor de Sociologia do Direito na Suesc.
Uma pessoa inesquecível por sua simpatia e conhecimeto.
Sabia como transmitir
Soube agora do seu falecimento. Muito pesar.
Mas Deus também quer os bons.

MiriamRio disse...

Foi meu professor, triste.

LÍDIA BRONDI AINDA ESTÁ POR AQUI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LÍDIA BRONDI AINDA ESTÁ POR AQUI disse...

Sou Presbiteriano: fã do Rev. JONAS REZENDE e de sua linda filha LIDIA BRONDI.

Unknown disse...

Eu o adimirava muito.Como presbiteriano, não consigo entender como pode ter optado por pastorear somente elites da sociedade e se
ausentar durante anos do verdadeiro dom de pastorear. Levar a palavra de Deus a toda classe social. Uma pena. Tanta capacidade teológica passadas para poucos.

Unknown disse...

Foi aluno do Jonas na SUESC em 1996 no curso de Direito. Hoje sou da igreja Cristã Maranata. Jonas sempre professou o Senhor Jesus.

Unknown disse...

Sadi Ferreira de Miranda e-mail:sadifmgm@gmail.com

Carla disse...

Hj dia 31/01/2019 fico mt triste em saber q meu grande mestre de sociologia do direito da faculdade Suesc faleceu em 2017! Grande Mestre e pastor !

Unknown disse...

Sou católico mas admirador do pastor Jonas Resende sua filha Lídia blondi que surpresa desagradável não sabia que ele tinha falecido assistia muito ele no programa sem censura descanse em paz

Ari José R. Filho disse...

Eu sempre o assíria no programa sem censura um exemplo de pessoa. Que o Eterno o tenho.

Roberta Martins dos Santos disse...

Tive o prazer de conviver com ele pessoalmente por muitos anos.
Jonas batizou minha filha que hoje tem 24 anos.
Uma pessoa encantadora!

kedes disse...

Via o Pastor todos os dias, à noite, na TV. Uma perda.

Ronaldo disse...

Grande colega e professor

PASTOR DANTAS E MISS. HELEN DANTAS disse...

Que biografia linda e que legado ele deixou . Parabéns. E sei que ele está nos braços do Eterno