Total de visualizações de página

sábado, 20 de janeiro de 2018

PATRONO DA INDEPENDÊNCIA

Desenho de Sébastien Auguste Sisson (1824 – 1893), retratando o "Patriarca da Independência", José Bonifácio de Andrada e Silva.

Após 196 anos da proclamação da Independência do Brasil (1822-2018), a Lei n° 13.625/2018, de autoria do Deputado Federal João Paulo Papa, de São Paulo, o Patriarca da Independência - como era, até então conhecido José Bonifácio - é reconhecido oficialmente como Patrono da Independência. 

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA (1763-1838), era natural de Santos, SP. Foi um grande estadista brasileiro. Conhecido como o Patriarca da Independência, por seu papel no processo de independência do Brasil de Portugal em 1822. Foi Ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros. Irmão de Manuel Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva, os três eram conhecidos como "os irmãos Andrada". José Bonifácio foi tutor de Dom Pedro II, na época do período regencial brasileiro. Foi naturalista, descobrindo quatro minerais, um deles a petalita, o que mais tarde possibilitou a descoberta do lítio e andradita, este último nome dado em sua homenagem. Foi Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil e Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho, a mais alta posição hierárquica maçônica. 

O monumento que vemos está localizado no Largo São Francisco de Paula, no Centro do Rio de Janeiro. Uma homenagem do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, de autoria do escultor francês Louis Rochet (1813-1878). Inaugurado em 07/09/1872, na presença do Imperador Dom Pedro II (1825-1891). José Bonifácio faleceu aos 75 anos de idade em Niterói, RJ, em 06/04/1838 e seu corpo transladado para a Corte e velado por 20 dias na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, RJ. 

Monumento em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva. Largo São Francisco de Paulo, Centro, Rio de Janeiro, RJ.


Sua filha, Gabriela Frederica Ribeiro de Andrada transladou o corpo do pai para a capela mor da Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Santos, SP. A sepultura ficou esquecida, até que em 1869, o artista circense, Antônio Carlos do Carmo, colocou uma lápide para identificação do túmulo do Patriarca da Independência. Em 1821, iniciou-se a construção do Panteão dos Andradas, inaugurado em 1822, na capela mor. O conjunto escultórico é de autoria do escultor José Maria Oscar Rodolpho Berdadelli y Thierry (1852-1931). Bernardelli representou o Patriarca da Independência no leito de morte. Bernardelli era mexicano, mas naturalizou-se brasileiro em 1874.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo em Santos, SP.
Panteon dos Andradas

Panteon dos Andradas

Nenhum comentário: