Total de visualizações de página

sábado, 27 de janeiro de 2018

LEMBRANÇAS DO CORAÇÃO

Revisitando o meu blog vi que esse texto estava perdido entre os rascunhos...não me lembro a data em que comecei a escrever, mas considerei oportuno publicá-lo...

Prof. Ilka Paiva regendo o Coral Canuto Regis.
Ano após ano no Culto de Louvor do Coral Canuto Regis, da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, da qual faço parte, recordo-me de pessoas tão queridas com quem eu tive a oportunidade de conviver: Newton Gomes de Paiva, Iracema Simon, Joaquim Silva, Juvenil Medeiros, Eunice Massière e tantas outras. Todas dormem no Senhor. Mas a pessoa que mais me vem a mente é a figura da minha querida Prof. Ilka Ferreira Gomes de Paiva.

Os mês de dezembro especificamente era vivido por ela com muita intensidade, os hinos com temas de natal, a expressão musical que ela possuía e conseguia transmitir a todos os coristas do Coral era algo envolvente e quem viveu não esquece.



No Culto de Louvor, que ocorre todos os terceiros domingos a noite no mês de dezembro, cantamos como encerramento do culto o Cântico de Natal - música de Adolphe Adams com tradução e adaptação de Canuto Regis - e sempre que o Coral canta essa música eu volto o meu pensamento ao passado e tento recordar dos bons momentos que desfrutamos com essas pessoas tão queridas, especialmente a da querida Ilka Paiva.



É nesse espírito que publico hoje uma pequena síntese biográfica dessa Dama Cristã que foi a Prof. Ilka, e um texto que elaborei quando do seu falecimento.



Que o exemplo desses homens e mulheres fiéis e dedicados sejam seguidos por todos nós.



Nelson de Paula Pereira


Ilka Ferreira Gomes de Paiva

Prof. Ilka Paiva regendo o Coral Canuto Regis.
  Nasceu em 03 de junho de 1920, na cidade de Nova Friburgo – RJ, seus pais eram Aurino Ferreira e Idalina Ferreira. Casou-se em 18 de dezembro de 1942 com Newton Gomes de Paiva, na Igreja Presbiteriana do Riachuelo, da qual era membro, sendo o oficiante o Rev. Galdino Moreira.


Ilka Ferreira Gomes de Paiva
        Formou-se em Técnico de Educação Musical a Artística e Professora primária pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro, em 1942. Realizou estudos particulares de piano, inclusive com o professor Julio de Oliveira, estudou técnica vocal com a professora Liberata Navarro, cursou música no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico com o Maestro Heitor Villa Lobos tendo sido escolhida para reger o coral na cerimônia de formatura.


Maestro Heitor Villa-Lobos e alunos, em destaque a Prof. Ilka Paiva.
Na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro foi recebida por jurisdição em 01 de abril de 1947, pelo saudoso Rev. Amantino Adorno Vassão.


Prof. Ilka Paiva e Presb. Newton Gomes de Paiva.
Em 1949, a convite do Professor Canuto Regis, Orientador de música do Estado do Rio de Janeiro, foi transferida para o SEMA - Serviço Musical e Artística do Estado. Em 1953 assumiu a regência do coral da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro – atual Coral Canuto Regis – até 1983 quando passou a regência para Anita Lins.


Prof. Canuto Roque Regis e o Coral da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

Anita Lins, Rev. Guilhermino Cunha e Prof. Ilka Paiva
Anita Lins regendo o Coral Canuto Regis.
Na igreja, além de regente, foi Professora da Escola Dominical (adolescentes e jovens) no período de 1943 a 1963, Conselheira do Departamento de Moças da Sociedade Auxiliadora Feminina - SAF. Foi sócia ativa da SAF-Rio. Realizou palestras em muitas Igrejas Presbiterianas no Rio de Janeiro.


Aniversário de 80 anos da  Prof. Ilka Paiva - Na ocasião o Diác. Nelson de Paula Pereira canta o hino de Julio de Oliveira - "Olhai para os lírios do campo" - juntamente com Ruth Santos.

Aniversário de 80 anos da  Prof. Ilka Paiva - Na ocasião Ruth Santos canta o hino de Julio de Oliveira - "Olhai para os lírios do campo" - juntamente com Diác. Nelson de Paula Pereira .

Aniversário de 80 anos da  Prof. Ilka Paiva - Na ocasião Ruth Santos entrega um ramos de Lírios do Campo a Prof. Ilka Paiva.

           Em 2001, com a transferência da Maestrina Anita Lins para a Cidade de Brasília, Ilka assume a regência do Coral por mais um ano. Em 2002 o Rev. Cid Pereira Caldas assume a regência.


Rev. Cid Pereira Caldas regendo o Coral Canuto Regis.

Rev. Cid Pereira Caldas regendo o Coral Canuto Regis.

          Ilka faleceu em 16 de novembro de 2003.


Prof. Ilka Ferreira Gomes de Paiva


Nelson de Paula Pereira

Um comentário:

Unknown disse...

aurea malagoli vaz- fui aluna da profesora Ilka no Colégio municp. bento rieirono méier. a--
mei ve-la Tinhamos o canto orfeônico sensaconal- sou presbiterian tenho 77 anos isso foi nos anos 50 parabens ao O HISTORIADOR