Total de visualizações de página

domingo, 6 de janeiro de 2019

EPIFANIA

A painting of the adoration of the Magi by Spanish painter Luis Tristán de Escamilla (1586-1624).


A epifania é a celebração da manifestação ou auto-revelação de Deus para o mundo em Jesus Cristo. Em particular, nós celebramos a revelação da promessa e propósito de Deus para as nações do mundo, como os magos vieram do Oriente para adorar o menino Jesus, e o pacto da graça de Deus é estendido a todos que crêem nas boas novas de Jesus Cristo. O simbolismo da luz é importante: não apenas por causa da estrela que guiou os magos, mas também por se relacionar com o surgimento brilhante da auto-revelação de Deus em Cristo. 

An excerpt from the Companion to the Book of Common Worship (Geneva Press, 2003, 94-95) (Trecho do "Companheiro para o livro de culto comum" - Geneva Press, 2003, 94-95) 

A palavra “epifania” (do grego epiphaneia ou theophaneia) significa “aparência” ou “manifestação” de Deus, e tem raízes na palavra nascer do sol ou amanhecer. Nos tempos antigos, uma epifania significava ou uma manifestação visível de um deus ou a visita solene de um governante venerado como um deus. Para os cristãos, o Natal marca a vinda de Deus para nós. Epifania celebra a aparição do Senhor no meio da humanidade. 
As histórias de Natal do nascimento do Emanuel declaram a entrada divina. A epifania exalta a revelação de Deus ao mundo na pessoa de Jesus de Nazaré. Em nossas celebrações de Natal e Epifania nos regozijamos no alvorecer e no surgimento da Luz nas trevas. (…) A epifania não apenas revela o Salvador ao mundo, mas também chama o mundo a mostrar Cristo, para ser testemunhas da verdadeira Luz de Deus. O mistério intemporal da encarnação, Deus em carne, leva-nos a mostrar e falar de Cristo como dom de graça e salvação de Deus para todas as pessoas. Alguns chamam esta epifania em curso o trabalho de Natal. 

FONTE: 
Epiphany
Disponível em: https://www.presbyterianmission.org/ministries/worship/christianyear/epiphany/
Acesso em: 06/01/2019.

Nenhum comentário: