Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2020

MAIS VELHO QUE SUJEIRA


Fidelidade de Deus
Leitura bíblica: Mateus 13: 31–53
Quinta-feira, 23 de julho de 2020



Mais velho que sujeira

“Portanto, todo escriba, bem esclarecido quanto ao Reino dos céus, é semelhante a um pai de família que sabe tirar do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”.Mateus 13:52


Frequentemente, quando os escribas são mencionados nos Evangelhos, isso ocorre com um sentimento negativo - especialmente quando associado aos fariseus. Da mesma forma, as palavras antigo e novo geralmente vêm com julgamentos de valor. Às vezes somos treinados para ver os discípulos de Jesus como bons e a antiga classe dominante judaica como ruim. Mas esse não parece ser o caso aqui.
Minha esposa e eu adoramos móveis antigos. Gostamos de coisas antigas, testadas pelo tempo, de formas robustas feitas em madeira clássica. Para nós, velho é bom. Mas algumas pessoas preferem móveis novos feitos com materiais modernos.
Talvez nossa passagem aqui seja propositalmente aberta. Mateus, o mais judeu e mais centrado na lei dos escritores do Evangelho, aprecia os modos mais antigos e respeitados de Moisés e dos profetas. Para ele, tudo o que é velho é novo novamente, uma nova criação pronta para crescer a partir das coisas que poderíamos chamar de "mais antigas que a sujeira".

Ajude-nos a encontrar tesouros não apenas no que é novo, mas também na nova vida que emerge do que é antigo. Amém.




Rev. Dee Hamilton Wade
Pastor at Anchorage Presbyterian Church (PCUSA), Louisville, Kentucky, USA

Nenhum comentário: