Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O CHORO DE UM HOMEM


Criou-se a mania da terrível afirmação: "Homem não chora!" E os nossos meninos (machos, como se diz no interior), são iludidos ainda por tais palavras. Privações de sentimentos. Sim, porque Homem, e com H maiúsculo, tem sentimento, tem paixão, tem alma, tem coração...


Muitas vezes queremos sufocar nossos sentimentos, sem saber que seqüelas isso trará para nossa saúde. A perda trágica de qualquer pessoa, seja ela conhecida, amiga, parente ou família, sempre gerará exposições de reações desconhecidas em cada pessoa. Uns desabam por completo, não suportam a dor, entregam-se ao sofrimento mais profundo; outros têm que ser fortes, para suportar a si mesmo e ainda ter que confortar os mais fracos; há ainda os que riem, isso mesmo, o organismo parece que se encarrega de inverter as coisas, o cérebro tenta iludir o resto do corpo, tentando fazê-lo esquecer aquele momento. Mas se for homem, ou melhor, Homem, ou ainda mais, HOMEM, há um bloqueio.

Mas que desperdício! As lágrimas são o colírio natural dos olhos, são a expressão mais profunda da alma, são a materialização do mais nobre dos sentimentos: O AMOR. Sim, porque homem também ama e quando ama, torna-se pequeno, e tornando-se pequeno vira criança, e criança chora... sem distinção de sexo, cor ou idade.


"Jesus chorou", conta-nos a bíblia, e foi em momentos de angústia, de solidão, de sofrimento, de dor, e Ele não teve vergonha de fazê-lo.

Eu vi homens chorando,Soluçando. Afastados. Escondidos. Cabisbaixos. Tristes. Envergonhados.


Talvez por não terem sido fortes e traído as suas convicções, que agora iam por lágrimas abaixo.


Eu vi homens chorando. E suas lágrimas ao caírem na terra, regavam a flor da esperança, que com certeza, brotará nos corações de todos que têm sentimentos.

"Agora, permanecem três coisas: a fé, a esperança e amor. Essas três. Mas a mais importante delas... É O AMOR." (Apóstolo Paulo)

Nenhum comentário: