Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2009

SALVADOR... COMO SINTO SAUDADES DE TI

Sou um Historiador e sempre tive vontade de conhecer a Bahia, principalmente a Baía de Todos os Santos, Salvador.
Em janeiro de 2009, tive a oportunidade de conhecer uma parte do litoral sul da Bahia, a conhecida Costa do Cacau. Estive em Ilhéus, dos romances de Jorge Amado, do Bar Vesúvio, da Gabriela e do seu Nacid, da sorveteria Ponto Chic com seus sorvetes maravilhosos, em todas as minhas andanças por aí não conheci uma sorveteria melhor, nunca tomei um sorvete de chocolate tão gostoso, aquilo sim que é chocolate, da própria terrinha. Conheci Itacaré, a Cidade do Surf, das Praias belíssimas, nas cachoeiras, das trilhas, das paisagens. Também conheci Itabuna, Cidade do interior, mas fui muito bem acolhido pelos amigos que lá me esperavam. Gente simples, mas acolhedora, pessoas que prepararam os pratos típicos da culinária baiana exclusivamente para que eu pudesse conhecer e provar. Sem falar nos sucos maravilhosos: umbú, pitanga, cupuaçú, cacau e tantos outros. Serei eternamente grato a família querida do meu grande amigo Antônio Jefferson da Silva Bonfim. Imagens e gestos que jamais serão apagados do meu coração.
O tempo passou e eu tive que voltar a Cidade Maravilhosa, conforme o poeta carioca Olavo Bilac disse um dia. Não tive a oportunidade de conhecer a grande Salvador. A 1ª Capital do Reino de Portugal aqui no Brasil, Rio de Janeiro foi a 2ª e atualmente Brasília é a capital do Brasil.
Mas em abril de 2009, tive a oportunidade que conhecer a tão sonhada Salvador, que eu só conhecia dos livros que li e das fotografias que contemplei. Na verdade não fui a Salvador por turismo, mas com outras finalidades mais sérias, por compromissos que tinha que assumi e assumi.
Baianos e Cariocas, duas personalidades que convivem harmoniosamente bem. São alegres, acolhedores, gente simples. Em Salvador encontrei duas pessoas maravilhosas Pablo e Evandro. Duas pessoas doces e de alma pura. Pessoas que se tornaram amigas pelo simples olhar e sorriso bem nítidos e estampados nos rostos. Salvador é a Cidade antiga, com construções da época da Colônia, tudo em Salvador clama história, as ladeiras do Pelô, como é conhecido o Pelourinho. O verdadeiro acarajé (e foi na Bahia que eu provei pela primeira vez o tão falado acarajé e o abará) que delícia. As Igrejas são mais ricas, algumas cobertas de ouro, as missas são diferentes. Rio de Janeiro foi a Paris dos Trópicos, com seus monumentos em bronze, com seus monumentos naturais como o Pão de Açucar e o Corcovado. Salvador é a cidade apaixonante...de pessoas apaixonadas... Salvador e Rio de Janeiro duas Cidades que atraem o amor.
E por falar em amor... essa é uma outra história... para um próximo capítulo. Salvador...como sinto saudades de ti... no próximo capítulo continuarei falando de ti minha querida Salvador.

Um comentário: