Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

ILHA DAS MOÇAS (ou Ilha dos Melões)

Avenida Francisco

Bicalho - Gasômetro

A Avenida Francisco Bicalho, construída em 1907 como parte do pacote das obras do porto, saneava de vez os restos do mangal de São Diogo, tendo sua parte da avenida do Mangue já saneado pelo Barão de Mauá.
Esse aterro da avenida Francisco Bicalho acabou com as ilhas dos Melões (ou das Moças) e dos Cães (onde está a Rodoviária Novo Rio), os sacos do Al
feres e de São Diogo (ou Diego) e a praia Formosa, que ia até a estação ferroviária Barão de Mauá. Foi próximo ao terreno onde está o gasômetro que Araribóia instalou a sua tribo de Temiminós e travou várias batalhas antes de ganhar as terras de São Lourenço (mais tarde Niterói) em 1573.
Em 1911, ficaram prontos os trabalhos de construção do "novo gasômetro"
, na entrada do Canal do Mangue, em São Cristóvão, instalações estas construídas pela Mead-Morrison Manufacturin Company, com um gasômetro de 90 mil metros cúbicos.
Em 1915, ele passou a ser considerado o maior do mundo.

2 comentários:

Henrique Hübner disse...

A Ilha dos Melões não se confundia em nome com a das Moças, como sugerido no artigo. De fato, a Ilha do Caens é que detinha o nome primitivo da Ilha das Moças, que ficava na esquina da Rua Santo Cristo, com Praia Formosa (atual Rua Pedro Alvares), quando foi debastada para a construção docais do porto em 1906.

Jorge Sampaio disse...

Excelente. Meu bisavô materno paterno (ou seja, o pai do pai de minha mãe), capitão Eduardo Melo de Magalhães Carvalho, casou-se e nesta ilha em 1894, onde morava, e onde nasceram Natércia e Eugênio, irmãos mais velhos de meu avô Jaime José.
Jorge