Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O PERDÃO


O CADERNO
Pe. Fábio de Melo

Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno, eu me recordo do meu.
Com ele eu aprendi muita coisa, foi nele que eu descobri que a experiência dos erros
Ela é tão importante quanto às experiências dos acertos
Porque vistos de um jeito certo, os erros,
Eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras
Porque não há aprendizado na vida que não passe pelas experiências dos erros.

O caderno é uma metáfora da vida,
Quando os erros cometidos eram demais, eu me recordo,
Que a nossa professora nos sugeria que a gente virasse a página.
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços.

Ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles,
A gente seguia um pouco mais crescido.

O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos.
Erros podem ser fontes de virtudes!
Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar à serviço do aprendizado;
Ele não tem que ser fonte de culpas e vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande
sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida.

Uma coisa é a gente se arrepender do que fez! Outra coisa é a gente se sentir culpado.
Culpas nos paralisam. Arrependimentos não!
Eles nos lançam pra frente, nos ajudam a corrigir os erros cometidos.

Deus é semelhante ao caderno.
Ele nos permite os erros pra que a gente aprenda a fazer do jeito certo.

Você tem errado muito?
Não importa, aceite de Deus essa nova página de vida que tem nome de hoje!
Recorde-se das lições do seu primeiro caderno.
Quando os erros são demais, vire a página!

Essa reflexão do Pe. Fábio de Melo é impressionante. Uma verdade. Quando somos crianças os erros não tinham aquele peso de culpa de quando somos adultos. Errar é humano. Não somos Deus. Ele, o Pai, nos perdoa sempre, seja qual for a situação. O Papa Francisco disse certa feita que “Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão”.
O homem, entretanto, não perdoa! O perdão é uma dádiva, uma virtude que poucos possuem. Muito perdoam por perdoar. Perdoam mas não esquecem. Isso é perdoar? O significado etimológico da palavra perdão vem do Latim perdonare, de per-, “total, completo”, mais donare, “dar, entregar, doar”. É deixar ir a mágoa. É o que o Apóstolo Paulo disse em sua carta aos Colosensses 3, 13: “Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros”.
            O poema do Pe. Fabio de Melo continua dizendo que: “Uma coisa é a gente se arrepender do que fez! Outra coisa é a gente se sentir culpado. / Culpas nos paralisam. Arrependimentos não!” E como lidar com isso? Como identificar culpa X arrependimento? Culpa vem do Latim “culpa”, “negligência, descuido, dano, crime”. Conduta negligente ou imprudente, sem propósito de lesar, mas da qual proveio dano ou ofensa a outrem. Arrependimento vem do Latim re-, intensificativo, mais poenitere,“sentir contrição ou mágoa por uma má ação”. É o ato ou efeito de arrepender-se (sentir mágoa ou pesar por faltas e erros cometidos). Mudar de atitude, de procedimento, de parecer, voltar atrás em relação ao compromisso assumido.
            Fica claro que o sentimento de “culpa” é inevitável, mas a postura de “arrepender-se” muda tudo. O poema deixa isso bem claro quando diz: “Eles nos lançam pra frente, nos ajudam a corrigir os erros cometidos.”
            Mas sentir-se culpado, reconhecer o erros, por conseguinte arrepender-se, não são provas de que alguém vá liberar o perdão e continuar a amizade, o relacionamento ou a relação de confiança entre dois seres. Tal atitude só acontece com nós, seres humanos. Os animais não agem assim.

            Diante de uma situação em que o perdão não é “liberado”, que o sentido real do perdão deixado por Jesus, conforme registra Mateus 5, 39-45, de oferecer a outra face ou ainda o que registra Mateus 18, 21-22 de perdoar o quanto for preciso. Se o outro não libera o perdão, lembre-se que se Deus não te acusa ninguém mais tem o direito. O Pe. Fábio de Melo canta uma música (de autoria de Ziza Fernandes) que diz: “Eu sei não é fácil falar de perdão/O ódio atrapalha e escurece a razão. (...) Não foi tua culpa liberta-te desse peso/Não te tortures pensando que mal tens feito/Se Deus não te acusa ninguém mais tem o direito/Tens mais uma chance de ser feliz/Ainda pode dizer ao amor/Que sim ...”. Segue adiante, sem olhar atrás. Vive cada dia e nada mais. Deixe nas mãos de Deus e tente dar tempo ao tempo.

Nelson de Paula Pereira
nelsondepaula@yahoo.com.br

Nenhum comentário: