Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2016

ELI DE FREITAS


ELI DE FREITAS

No domingo, 03/04/2016, fomos surpreendidos com o falecimento do nosso querido irmão e amigo, Presb. Eli de Freitas - era Presbítero da Igreja Presbiteriana das Américas.

Eli vem de uma geração de Presbiterianos, tanto do lado paterno quanto do lado materno. Seus avós paternos eram Antonio de Freitas (Presbítero) e Cecília de Freitas. E os maternos eram Ormindo Domingues (Presbítero) e Geralda Domingues de Freitas.

Seus pais, também Presbiterianos, Ezequias de Freitas (Presbítero) e sua mãe Lídia Domingues de Freitas, apesar de bem idosos continuam servindo ao Senhor.

Eli nasceu, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 14/06/1954. Foi batizado em 27/06/1954 pelo Rev. Tiburtino Alves dos Santos, na Primeira Igreja Presbiteriana de Nova Iguaçu. Sua pública Profissão de Fé ocorreu em 28/09/1971, aos 17 anos de idade, na Igreja Presbiteriana de Comendador Soares, ministrada pelo Rev. Leopoldino Louzada.

A família foi fundadora da Primeira Igreja Presbiteriana em Comendador Soares (Nova Iguaçu). O trabalho da Igreja começou no lar de Eli. Nessa Igreja ele foi Presidente da União de Mocidade Presbiteriana e logo se envolveu com o trabalho da Federação Presbiterial, Confederação Sinodal e Confederação Nacional da União de Mocidade Presbiteriana – UMP. Seus irmãos são: Eliel de Freitas, Médico Veterinário, residente em Curitiba e Edelcio de Freitas, que trabalha na Petrobras e é membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Niterói.

Casou-se com Edna Araújo de Freitas, em 15/09/1978, na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, em cerimônia oficiada pelo Rev. Guilhermino Silva da Cunha. Após a união com Edna, Ele transferiu-se para a Igreja Presbiteriana do Méier, onde sua esposa já congregava. O casal teve uma filha, Thaís Araújo de Freitas, mãe de Eduarda e Rafael.

Eli serviu na Marinha do Brasil; formou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Especialização em Marketing; depois entrou para o ramo empresarial sendo diretor presidente como acionista da Centrinel S.A. (fabricação de peças e acessórios para veículos automotores) e era sócio proprietário da Seguir Comércio de Peças e Abrasivos.

Na década de 1980, transferiu-se para a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, sob o pastorado do Rev. Guilhermino Silva da Cunha. Na Igreja do Rio foi ordenado Diácono em 03/01/1988 e ordenado Presbítero em 04/01/1998.

Quando se deu início o trabalho da Congregação Presbiteriana das Américas, filha da Igreja do Rio, o Presb. Eli foi um dos membros fundadores, aonde, desde a organização da Igreja Presbiteriana das Américas, em 23/08/2009, vinha servindo como Presbítero. Era Vice-Presidente do Conselho da Igreja Presbiteriana das Américas, Presidente da União Presbiteriana de Homens – UPH e representante da Igreja junto ao Presbitério do Rio de Janeiro – PRJN. Em sua última Reunião Ordinária (março/2016), o Presb. Eli de Freitas foi designado Secretario Presbiterial para o Trabalho de Mocidade.

Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie onde servia com empenho e dinamismo.

No domingo, 03/04/2016, aos 61 anos de idade, nosso Presbítero Eli de Freitas nos deixou, momentaneamente... Aprouve a Deus conduzi-lo ao céu, onde um dia nós, os predestinados, nos encontraremos com ele. Seu sepultamento ocorreu na segunda-feira, 04/04/2016, no Cemitério Jardim da Saudade em Sulacap, Rio de Janeiro. Aproximadamente quinhentas pessoas presentes, dentre elas quarenta pastores.

Em nossas mentes e corações fica a imagem daquele homem, servo de Deus, filho, neto, bisneto, irmão, esposo, pai e avô. Servo do Senhor dedicado, amoroso, bom, justo e fiel. Eli foi um filantropo. Auxiliou muitas instituições sociais e muitas e muitas pessoas. Investia e incentivava aos jovens. Tantas são as qualidades que possuía esse grande servo do Senhor!

Eli, até breve!


"Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras o acompanham". Ap. 14. 13.


Em oração,



Diác. Nelson de Paula Pereira
Historiador
Membro da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
contato@nelsondepaula.com
nelsondepaula@yahoo.com.br
www.nelsondepaula.com
RJ, 07/04/2016.

Nenhum comentário: