Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de abril de 2019

QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA

Tintoretto (1518–1594) - La lavanda dei piedi.

Com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns pelos outros.
João 13:35

No meu trabalho, tenho muitas vezes a graça de estar presente com as pessoas durante os processos de morte. Há muitas “bênçãos e lições” testemunhadas nesses momentos sagrados e nos quartos tranquilos.
Ocasionalmente, a pessoa que está morrendo pode querer deixar uma mensagem para os entes queridos. Muitas vezes, a pessoa quer se desculpar e pedir perdão. Sempre lembro às famílias que estejam atentas às “últimas palavras”, porque geralmente são mensagens importantes.

Na Quinta-feira Santa, Jesus oferece algumas de suas últimas palavras para seus discípulos: Eu lhes dou um novo mandamento: AMEM UNS AOS OUTROS. Você deve amar um ao outro como eu amei você. As palavras de Jesus são para seus discípulos e para nós. Que nos lembremos dessas palavras sagradas e nos esforçamos para viver nelas todos os dias.

AVANÇANDO: Cometa um ato de amor radical hoje.

Quinta-feira Santa

Quinta-feira Santa (ou mandé; Quinta do Mandatum, latim; mandamento).
O nome é retirado das primeiras palavras cantadas na cerimônia da lavagem dos pés: "Eu te dou um mandamento novo" (João 13:34); também do mandamento de Cristo que devemos imitar sua humildade amorosa na lavagem dos pés (João 13: 14–17). O termo mandatum, portanto, foi aplicado ao rito da lavagem dos pés neste dia. Então, às vezes, entender o que fazemos na adoração é tão simples quanto relembrar o nome do dia. A quarta-feira de cinzas está ligada a cinzas, poeira e mortalidade.

O Domingo de Ramos exibe palmeiras e Hosannas. Maundatum (ou Mandamento) quinta-feira apresenta o modelo do mandamento de lavagem dos pés.

O serviço de abertura do Tríduo Páscal não é inerentemente lúgubre. Os atos penitenciais da Quinta-feira Santa também têm aspectos comemorativos: restauração através da ousada declaração de perdão; o ato de lavar os pés denotando humildade e intimidade; a celebração da Ceia do Senhor incorporando o mistério da permanente presença redentora de Cristo. Os atos da Quinta-Feira Santa fornecem o paradoxo de um serviço celebrativamente sombrio e solenemente comemorativo.

Lavagem dos pés. Uma resposta simbólica poderosa à Palavra, representando o caminho da humildade e serviço ao qual somos chamados por Cristo, é o ato de lavar os pés, praticado dentro da igreja desde pelo menos o quinto século.
A prática de lavagem de pés na Palestina do século I pode ter sido tão comum quanto quando hoje um anfitrião ajuda os hóspedes a tirar seus casacos, um garçom acomoda os clientes ou um motorista segura a porta do táxi para os passageiros. A hospitalidade sustenta todos esses gestos de boas-vindas.
No entanto, se o foco da lavagem de pés hoje é principalmente sobre o ato em si e não sobre seu significado, então a lavagem de pés é frequentemente percebida como um rito singular que pode se tornar uma moda passageira para estimular a adoração. As igrejas devem ser aconselhadas a resistir a incluir a lavagem dos pés por sua peculiaridade e, em vez disso, a considerar sua mensagem dramática e poderosa.

A diferença entre a lavagem de pés de ontem e a cortesia comum de hoje é que a pessoa que esperava lavar os pés dos hóspedes estava na parte inferior da hierarquia doméstica. Na prática prevalecente, de acordo com o modo do mundo, portanto, a lavagem de pés era uma tarefa insignificante realizada pelos servos, com ou sem pagamento. O que é surpreendente, se não se preocupar com a história de lavagem de pés em João, não é o ato de lavar os pés, mas a identidade do criado que lavou os pés dos outros - Jesus, Deus conosco, a pessoa menos provável. O foco está na pessoa que lava os pés, não no ato. Depois do lava-pés, Jesus assumiu a humilhação da cruz, o símbolo supremo de seu amor altruísta pelos outros.

A vida de servidão é afirmada repetidas vezes por Jesus como a vida a que ele chama as pessoas. Lembre-se de tais declarações pungentes de Jesus como: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt 20:28; Marcos 10:45); “O maior entre vocês deve se tornar como o mais novo e o líder como alguém que serve [...] Eu estou entre vocês como quem serve ”(Lucas 22:26, 27b). Em resposta ao mandamento do evangelho, a lavagem dos pés é um exemplo da servidão que Jesus incita a todos que o seguem. Em essência, o ato de lavar os pés de Jesus nos diz: Eu desci; você também desce.

No sacerdócio de todos os crentes (não hierarquias de poder), todos os membros do corpo de Cristo podem "ajoelhar-se" uns aos outros e lavar os pés uns dos outros, como fez nosso próprio Senhor e Salvador - vizinho ao próximo, talvez ainda mais estranho a um estranho. Mais importante, como o sacerdócio de todos os crentes, nossa corporação ajoelhada diante dos outros para a tarefa terrestre de lavar os pés simboliza nossa servidão dentro e além do corpo de Cristo.

As igrejas cujos membros se atrevem a lavar os pés umas das outras podem se transformar de modo a se voltarem para outros vizinhos em serviço - a família vizinha, o pai solteiro, os aposentados, os desempregados, a criança indesejada, refugiados, prisioneiros - e começarem a ver a imagem de Deus na face do mundo. Lavar os pés de outra pessoa pode nos ajudar a ministrar na igreja unindo-se a outros cristãos no cuidado, não apenas uns pelos outros, mas pelo mundo que Deus ama.

Por isso, pergunte quem está lavando os pés. Não é um mordomo ou empregada contratado, nem uma pessoa paga para realizar o que o mundo vê como tarefas domésticas, mas alguém chamado para o ministério de servir os outros. Concentre-se na pessoa que lava os pés, pois ela simboliza a natureza radical da servidão.

A Ceia do Senhor. Embora nesta noite nos lembremos e celebremos a ceia final que Jesus compartilhou com seus discípulos no contexto da Páscoa, não estamos celebrando uma Seder (“ordem de serviço”), nem reencenando a Última Ceia, mas compartilhando com nosso Senhor ressuscitado um antegozo do banquete celestial.

Nos últimos anos, algumas igrejas começaram a celebrar uma Eucaristia da Quinta-feira Santa no contexto de um Seder cristianizado (refeição da Páscoa).

Antes de decidir celebrar uma Páscoa cristã, lembre-se de que procurar conhecer as origens históricas da Última Ceia apresenta um caminho quase impenetrável pelo qual caminhar.

1. Como não existe nenhum texto judaico Seder anterior ao século IX, qualquer tentativa de reconstrução histórica de um Seder autêntico do primeiro século é suspeita porque não pode representar o que Jesus fez. Os próprios Evangelhos apresentam dados conflitantes sobre o dia da refeição. A Eucaristia foi instituída durante a refeição da Páscoa (Mateus, Marcos e Lucas) ou antes da festa da Páscoa (João 13: 1).

2. Em um “Seder da Páscoa Cristã” contemporâneo, às vezes é feita a tentativa de “cristianizar” o rito adicionando as palavras da instituição da Ceia do Senhor, ou acrescentando “através de Jesus Cristo, nosso Senhor” às orações. Ambas as práticas podem ofender os judeus.

3. O foco da Ceia do Senhor não é a reatualização anual do êxodo, mas a celebração da salvação em Cristo. A liturgia anual de libertação para os cristãos é a Vigília Pascal.

4. O termo “última ceia” sugere que foi apenas uma das muitas refeições compartilhadas por Jesus e seus discípulos, e não a refeição. A Eucaristia está enraizada não apenas na Última Ceia, mas também em Jesus comendo com os pecadores e alimentando a multidão com os pães e os peixes, e prenuncia as refeições após sua ressurreição. Todos juntos, conotam os múltiplos significados da Ceia do Senhor. Reduzir a Ceia do Senhor à Última Ceia é cortar o Sacramento de seu significado escatológico (isto é, no que se refere ao desdobramento do propósito de Deus e no destino final da humanidade e do mundo).

5. O que constitui a Eucaristia é uma refeição ritual que combina a partilha do pão e do cálice com a oferta de uma grande oração de agradecimento. Portanto, a Eucaristia como uma refeição ritual elimina a necessidade de uma refeição real de vários cursos.

6. A busca para imitar a Última Ceia de Jesus com seus discípulos na sala superior é um historicismo que inevitavelmente mina os símbolos de oferta de uma grande oração de ação de graças e partilha de pão e copo como meios eficazes de conversão ou criação.

Pode ser muito melhor, portanto, que os cristãos participem do Seder judaico como convidados, em vez de se envolverem nos perigos de celebrar as refeições da “Páscoa cristã”.

Fonte:

Daily Parier, a resource of Forward Movement & Forward Day by Day. Disponível em:
https://prayer.forwardmovement.org/forward_day_by_day.php?d=18&m=4&y=2019

The companion to the Book of common worship / Peter C. Bower, editor.— 1st ed. USA: Geneva Press & Office of Theology and Worship Presbyterian Church (U.S.A.), p. 463 - 466.

Nenhum comentário: