Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de abril de 2020

COMBATER A CORRUPÇÃO, O LEGALISMO, O ABUSO E A OPRESSÃO. FOI ISSO QUE O MATOU!

As cores intensas deste mosaico moderno, de origem desconhecida, capturam a intensidade da cruz da Sexta-feira Santa. Reflita neste dia, sua intensidade, seu significado.


Na Sexta-Feira Santa relembramos a crucificação e a morte de Jesus Cristo.

Sexta-Feira Santa
10 de abril | Eric V. Beck*

“Da mesma forma, todo aquele que não carrega a sua própria cruz e segue após mim não pode ser meu discípulo. Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento, e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la?” 
Lucas 14: 27–28

Eu estava andando em uma linha de piquete com caminhoneiros em greve, quando do nada veio: "Você não deveria estar aqui. É ilegal." Eu olhei em volta procurando o dono da voz, apenas olhando para um policial.

"O que você quer dizer?" Eu perguntei.

"A igreja não deveria estar envolvida na política", disse o oficial.

Em uma voz suave, respeitosa e não confrontacional, perguntei ao policial: "Quem te disse isso?" Expliquei a ele que, embora por lei não possa apoiar ou oporme a um candidato político do púlpito, posso - e vou - apoiar trabalhadores que são abusados ou oprimidos.

"Se isso é político, que assim seja, porque Jesus era político", eu disse, acrescentando como o próprio Jesus falou a verdade ao poder para aqueles que haviam corrompido as leis de Deus em um sistema de legalismo que oprimia e abusava das pessoas. "Foi isso que o matou. Eu diria que estou em ótima companhia. "

"Eu discordo e digo que a igreja não tem absolutamente nenhum negócio para estar aqui", disse o oficial. Ele então se virou e foi embora.

Empunhando minha placa, levantei uma oração silenciosa e continuei a andar na linha de piquete com os caminhoneiros em greve.

Deus, eu ouço o chamado a seguir e quero obedecer, mas às vezes é difícil, principalmente quando amigos, familiares e pessoas em posição de autoridade se opõem ao que você me diz para fazer. Conceda-me a coragem de enfrentar meu medo e seguir Jesus. Amém

Fonte: Presbyterian Church – PCUSA. Becoming a Beloved Community. A Matthew 25 journey to the cross. Presbyterians Today | 2020 Lenten Devotional.




* Presb. Eric V. Beck é Presbítero da PCUSA, First Presbyterian Church of San Pedro, California, USA. Teamster por quase 30 anos, Eric serviu como administrador da união (Governo dos EUA) e é ativo com as relações sociais e econômicas em diversas organizações: LA Voice and CLUE: Clergy and Laity United for Economic Justice. Ele também atua como moderador do Presbytery of the Pacific, PCUSA.


Nenhum comentário: