Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de abril de 2020

QUEM É O TEU PRÓXIMO?

The Good Samaritan (1849), pintura de Eugène Delacroix (1798-1863)

Segunda-feira da Semana Santa
6 de abril | Grace H. Park*


A Segunda-Feira Santa é a segunda-feira precede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É o segundo dia da Semana Santa. Os evangelhos contam alguns dos eventos que tradicionalmente se acredita terem ocorrido na segunda-feira antes da morte de Jesus. Um dos mais famosos e conhecidos deles é Jesus amaldiçoando a figueira (Mateus 21:18-22 e Marcos 11:20-26), Jesus limpando o Templo e diversas parábolas.

… Ele perguntou a Jesus: “E quem é meu próximo?” - Lucas 10:29.

Estamos tão familiarizados com a parábola do Bom Samaritano. Um homem que seria considerado um inimigo fez-se um próximo com a percepção de que ele tinha uma responsabilidade para outro ser humano. Muitas vezes pensamos que nosso próximo será alguém que se parece conosco, mas talvez não seja esse o caso, nem deveria ser.

Como é Deus? Reconheceríamos Deus se o víssemos?

Temos que enfrentar a possibilidade de que Deus apareceu em nossa vida de diferentes maneiras, formatos e jeitos inesperados. Nossos olhos e corações devem estar sempre abertos à possibilidade do que podemos fazer por alguém.

Helen Keller, em sua grande sabedoria, disse: “Até que a grande massa popular seja preenchida com o senso de responsabilidade pelo bem-estar um do outro, a justiça social nnunca será alcançada”.
Temos que ter coragem e bravura para desafiar a nós mesmos com as verdadeiras questões da vida: eu realmente acolho meu próximo em meu coração? E quem realmente é meu próximo?

Deus maravilhoso de todas as pessoas, ajuda-me a abrir meu coração para aqueles que podem ou não parecer comigo, agir como eu, ou pensar como eu. Ajuda-me a cuidar de meu próximo, hoje e sempre. Amém.

* Rev. Grace H. Park, é natural do sul da Califórnia e se formou na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em Economia Política em 1987, com estudos no exterior no Reino Unido e no Japão.
Depois de ensinar jovens de alto risco emocionalmente perturbados (SED) em Pacoima, ela estudou no Fuller Theological Seminary e formou-se com um Mestrado em Divindade em 1993, com foco em estudos multiculturais e aconselhamento pastoral. Doutora pelos  New York Theological Seminary e New Theological Seminary of the West.
É Pastora ordenada pela Presbyterian Church - PCUSA, desde 1996 e atuou em diferentes funções na igreja como pastora de crianças, pastora de jovens e pastora associada. Ela teve a bênção de poder servir em missões urbanas com foco nos "sem-teto", bem como em missões de curto prazo no México e na América Central. Ela atuou em várias diretorias no sul do país, é muito ativa nas escolas de seus filhos e gosta de esportes aquáticos, ioga, é uma leitora ávida e é uma protetora das artes e apaixonada por comida.
A Rev. Grace é casada com Charlie, um médico, e eles têm quatro filhos maravilhosos, Elijah, Hannah, Joshua e Jubileu, além de três cães indisciplinados.

Fonte: Presbyterian Church – PCUSA. Becoming a Beloved Community. A Matthew 25 journey to the cross. Presbyterians Today | 2020 Lenten Devotional.



Nenhum comentário: