Total de visualizações de página

sábado, 11 de abril de 2020

DOMINGO DE PÁSCOA

La résurrection du Christ, Nicolas Bertin (1667-1736)


Comemoramos hoje a Ressurreição de Jesus Cristo. Aleluia!


Domingo de Páscoa
12 de abril | Bethany McKinney Fox*

"Tendo passado o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo. E eis que aconteceu um forte terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao túmulo, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. O anjo tinha o aspecto de um relâmpago, e suas vestes eram alvas como a neve. Os guardas foram tomados de grande pavor e ficaram paralisados de medo, como mortos. Contudo, o anjo dirigiu-se às mulheres e lhes anunciou: 'Não temais vós! Sei que viestes ver a Jesus, que foi crucificado. Mas aqui Ele não está. Foi ressuscitado, como havia dito. Vinde e vede vós onde Ele jazia. Ide caminhando depressa e anunciai aos seus discípulos: Ele ressuscitou dentre os mortos e está seguindo adiante de vós rumo à Galiléia. Lá o vereis. Atentai para o que vos disse!' As mulheres abandonaram o túmulo correndo, amedrontadas, mas com grande júbilo, e foram imediatamente anunciá-lo aos seus discípulos. De repente, Jesus veio ao encontro delas e as saudou: 'Alegrai-vos!' Elas se aproximaram dele, jogaram-se aos seus pés abraçando-os, e o adoraram. Então Jesus lhes declarou: 'Não temais! Ide e dizei aos meus irmãos que sigam para a Galiléia, lá eles me verão'. Os sacerdotes subornam os guardas". Mateus 28: 1-10.

No ensino médio, eu disse a um líder de ministério do campus que um dia eu gostaria de ser pastor. Quando mais tarde nos encontramos em um café para conversar sobre isso, ela me mostrou todas as passagens da Bíblia que diziam que as mulheres não deveriam ser líderes na igreja e explicou que não era o plano de Deus que eu fosse pastor. Por um tempo, eu acreditei nela.

Como muitos de nós, conheci muitas histórias de pessoas que se sentiram como se não pudessem liderar ou que sua voz não era importante nas comunidades religiosas. Mas hoje celebramos esse momento chave em nossa fé - o momento poderoso em que Jesus ressuscitou dos mortos, convidando-nos a lembrar novamente que temos um Deus que é mais forte que a morte e que, mesmo fora da morte, pode trazer nova vida.

E quem foram as primeiras pessoas a descobrir essa verdade que sacode a história? Duas mulheres. Jesus continua a capacitar pessoas cujo valor pode não ser percebido no contexto mais amplo. Agora isso é uma marca de uma comunidade amada - quando mensagens poderosas são confiadas a pessoas que muitas vezes não tiveram chance de aceitá-las.

Aleluia, Jesus! Que dia incrível para lembrar que você está vivo em nosso meio! Lembre-nos do seu poder salvador e libertador que está dentro e ao redor de nós e em todo o mundo. Oramos por todos que você chama para transmitir esta mensagem vitalizadora, especialmente por pessoas que, por causa de sexo, raça, etnia, deficiência, sexualidade, classe, nível de educação ou qualquer outro motivo, disseram que não podem transmitir sua mensagem. Sejamos uma comunidade que diz "sim!" às suas vozes. Vamos prestar atenção. Vamos parar de práticas e estruturas que precisam morrer. Sejamos trazidos a uma nova vida como sua amada comunidade. No poderoso nome de Jesus ressuscitado, oramos! Amém.

Fonte: Presbyterian Church – PCUSA. Becoming a Beloved Community. A Matthew 25 journey to the cross. Presbyterians Today | 2020 Lenten Devotional.




* A Rev. Bethany McKinney Fox é a pastora fundadora da Beloved Everybody Church, PCUSA, em Los Angeles, EUA. Nesta comunidade, pessoas com e sem deficiência intelectual e de desenvolvimento participam e lideram o culto juntos. Bethany diz que trabalhar para construir uma comunidade que inclua habilidades é empolgante "porque requer uma confiança no Espírito Santo, à medida que aprendemos a envolver Deus e um ao outro além de meras palavras e intelecto".

Nenhum comentário: