Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de abril de 2020

DEVEMOS LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS? SIM!

Mosaico “A lavagem dos pés” em Hosios Loukas, um mosteiro perto de Distomo, Grécia, nos lembra o poder de ser vulneráveis um com o outro.



Quinta-feira Santa
9 de abril | Frances Wattman Rosenau*

"Vós me chamais ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou. Dessa maneira, se de vós Eu Sou Senhor e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais. Em verdade, em verdade vos afirmo que nenhum escravo é maior do que seu senhor, como também nenhum enviado é maior do que aquele que o enviou. Portanto, se vós compreenderdes esse ensinamento e o praticardes, abençoados sereis. Jesus revela seu traidor". João 13: 13-17


Na aula de confirmação, aprendi que existem dois sacramentos na Igreja Presbiteriana (EUA) - o batismo e a Ceia do Senhor. Também aprendi que nossa definição de sacramento é que deve ser primeiro, um mandamento direto de Jesus e, segundo, destinado a todos. De alguma forma, lavar os pés não foi suficiente.

Jesus diz muito claramente nesta passagem que devemos lavar os pés uns dos outros e seguir o exemplo dele. Ele até diz que seremos abençoados se o fizermos. Então, por que não?

Meu palpite é que lavar os pés deixa os americanos culturalmente eurocêntricos muito desconfortáveis. Preferimos uma ordem educada na igreja e temos uma aversão particular a qualquer coisa corporal demais. Contudo, nossas emoções nos dão sensações corporais. Depois que meus filhos têm sentimentos avassaladores, pergunto a eles onde eles sentiram isso em seus corpos. "Na minha garganta", diz meu filho de 4 anos, descrevendo sua tristeza. “Nas minhas pernas; Eu queria correr ”, diz meu filho de 7 anos quando ele estava frustrado e com raiva ao mesmo tempo. Quando eles sabem qual é a sensação física, é mais provável que a reconheçam da próxima vez, depois se sentem e respiram através da sensação física enquanto ela está com eles.

Lavar os pés nos faz sentir desconfortáveis e vulneráveis. Talvez seja por isso que precisamos gastar mais tempo precisamente com nosso desconforto e vulnerabilidade nessas horas antes da cruz. Os últimos dias de Jesus são sobre seu corpo: sua prisão, espancamento, execução, morte e enterro. Não é por engano que as duas tradições relacionadas à Quinta-Feira Santa - a lavagem dos pés e o partir do pão - estão ligadas ao corpo de Cristo.

Neste dia e nesta noite, podemos estar cientes do local em que nossos dois pés estão plantados. Que possamos percorrer a jornada desses próximos dias, permitindo que a experiência fale conosco através da amplitude de nossos sentidos.

Jesus, andamos com você nesta estação da Quaresma. Neste dia, a jornada se torna exclusivamente sua. Se a história da Quinta-feira Santa é familiar para nós, dê-nos uma nova visão que precisamos ouvir. E se é novo para nós, encha-nos de admiração com a maneira como você escolheu viver e morrer. Em seu precioso nome, oramos. Amém.

Fonte: Presbyterian Church – PCUSA. Becoming a Beloved Community. A Matthew 25 journey to the cross. Presbyterians Today | 2020 Lenten Devotional.






* A Rev. Dra. Frances Wattman Rosenau é pastora da Igreja Presbiteriana (PCUSA) de Culver City, na grande Los Angeles. Seu ministério é direcionado ao anti-racismo e à equidade da comunidade através da vida diária com seus vizinhos. Mestre em Divindade pelo Princeton Theological Seminary. Doutora em Ministério pelo New Brunswick Theological Seminary.

Nenhum comentário: